LINHAS DE PESQUISA
O futuro também deve pensar no futuro. Com isso, devemos refletir sobre quais devem ser os investimentos feitos nas áreas de pesquisa e como eles poderiam guiar a cidade a aprimorar cada vez mais.
BIOMIMÉTICA
Com a sedentarização do homem, sua relação com a natureza passou de adaptação para transformação. No entanto, dependemos da natureza, e ela deve ser um modelo a ser seguido e integrado, trabalhando de forma harmoniosa e conflituosa. Com isso, haveria um grande investimento nas áreas de pesquisa voltadas para a construção civil de forma a compreender melhor como poderíamos nos inspirar na natureza para construir uma cidade. A substituição de concreto por micélio, por exemplo, um material que vem das raízes dos cogumelos, com fácil cultivo e que pode ser moldado em diversos formatos, seria uma solução. Ele possui resistência ao fogo e é mais forte que concreto, se provando uma substituição perfeita. Outros biomateriais também poderiam substituir os artificiais, como tapetes, almofadas e cobertores feitos de grama e musgo; ou móveis criados por bichos-da-seda. Ao usar ‘materiais vivos’, estariamos nos sincronizando ao metabolismo da natureza, vivendo em ambientes com menor taxas de CO2 na atmosfera e com maior integração com a fauna e a flora.
BIOMEDICINA
1. Smart Living
Investimento nas áreas de biomedicina que possibilitam tanto para ampliar as habilidades na reprodução de órgãos por meio de impressoras 3d, quanto a criação de um novo órgão dentro do corpo humano. Por meio desse órgão de hidrogel o sistema humano funcionaria como seu próprio médico, medindo e enviando medicamentos, nutrientes e vitaminas necessários para a saúde de todos os órgãos e demais partes do corpo do indivíduo.
TECNOLOGIA AMBIENTAL
Como visto antes, a tecnologia digital toma grande parte no imaginário da São Paulo inteligente. O próximo passo é integrar esse setor ao meio ambiente. Isso significa a integração de sistemas tecnológicos com biológicos, algo que já está sendo pesquisado atualmente. O uso de RNA como sistema binário permitiria que as árvores, por exemplo, guardassem informações que poderiam ser conectadas a computadores.
2. Smart Mobility
3. Smart People
ENERGIA SUSTENTÁVEL ALTERNATIVAS
4. Smart Governament
É crucial investir em estudos e inovações contínuas para aprimorar as fontes de energia renovável. Um exemplo é a pesquisa em fusão nuclear, que já demonstrou a capacidade de produzir mais energia do que consome. Portanto, é imperativo continuar a investigação nesse campo, visando tornar a fusão nuclear uma fonte de energia viável e sustentável no futuro.