CIDADÃO INTELIGENTE
A estrutura educacional seria completamente gratuita e obrigatória. Ela seria atendida por regiões, ou seja, os moradores frequentariam uma das escolas de seu distrito e seriam direcionadas a ele por meio do sistema de dados. A grade educacional também seria expandida para assuntos práticos que são necessários na vida cotidiana.
O sistema de ensino básico se estenderia para 14 anos, ao invés de 12. Com isso, os estudantes acabariam o estudo básico com cerca de 19 anos, tendo mais experiência para tomar a decisão de que caminho querem traçar profissionalmente. Nos últimos dois anos de ensino, eles prestariam estágios de curta duração para auxiliar a escolha de qual caminho irão traçar profissionalmente.
Seriam adicionadas as seguintes matérias a grade curricular:
A estrutura administrativa da escola também seria diferente. Inspiradas no projeto já existente da escola Campos Salles na zona sul de São Paulo, nossas escolas teriam uma estrutura colaborativa, na qual, os estudantes participariam ativamente nas instituições, não somente no campo do ensino, mas também no campo administrativo.
O estudo também seria coletivo. Os alunos trabalhariam com seus colegas no processo de aprendizagem e sendo protagonistas do seu processo de aprendizagem. Transformando o professor em um tutor e colaborador na educação do aluno.
Para auxiliar nesse processo, seriam fornecidas ferramentas tecnológicas aos alunos, que serviriam de apoio para essas pesquisas. Ainda sim, o uso de livros físicos seriam intensamente estimulados, com grandes bibliotecas em todas as unidades. Além de computadores e ipads, seriam disponibilizadas ferramentas de realidade virtual para proporcionar imersões aos alunos, estimulando-os a se interessar pelos temas abordados; planejamento, escrita e produção de games para ciências humanas; e interação 3D com escolas com o mesmo perfil pelo mundo, estimulando interações culturais.
1. EDUCAÇÃO SEXUAL. Seria ensinado aos indivíduos sobre sexualidade e direitos sexuais, para que eles tivessem maior responsabilidade nas suas tomadas de decisão.
2. EDUCAÇÃO PSICOLOGICA. Aprender a lidar com questões emocionais e psicológicas é essencial para o bem-estar e a saúde, e deve ser ensinado desde a infância.
3. ÉTICA SOCIAL E AMBIENTAL. Dado que fazemos parte de uma sociedade, é de extrema importância estimular a população a viver de forma harmoniosa, enfatizando como devemos respeitar as diferenças e o ambiente. Ética social e ambiental enfatizaria esse princípios, destacando a necessidade da alteridade.
4.ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Buscando tornar os jovens mais responsáveis e financeiramente independentes, a administração financeira é matéria essencial, que serviria como ferramenta para que os alunos aprendessem a gerir seus próprios recursos financeiros.
5. EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO ALIMENTAR. Para que todos os indivíduos consigam cuidar da sua saúde e bem-estar, é necessário que haja ensinos voltados para a alimentação. Essa matéria iria ensinar não somente sobre nutrição, mas também como cozinhar e cultivar os próprios alimentos, criando maior independência ao cidadão.
6. ASSOCIAÇÃO LINGUÍSTICA. A matéria trabalharia com a linguagem instrumental, ou seja, ensinaria como criar maior comunicação entre as diversas línguas, por meio de associação sonora, para facilitar intercâmbios culturais.
7. INTELIGÊNCIA DE DADOS. Aprender sobre a inteligência de dados é extremamente importante pois já vivemos e viveriamos de forma mais imersiva em um mundo em que os dados estão integrados ao cotidiano.
8. DIREITO DOS CIDADÃOS. Essencial que os cidadãos tenham consciência de seus direitos. Isso se aplica aos direitos convencionais e aos referentes ao compartilhamento de dados.